O Rio Open, maior torneio de tênis da América do Sul, chega a sua sétima edição em 2020 com algumas novidades. Seguindo a premissa de fomentar a modalidade durante o ano inteiro, seja incentivando crianças, projetos sociais ou desenvolvendo jovens, o evento acredita que a próxima geração do tênis brasileiro já começou a ser formada. Por isso, já em 2019, o Rio Open apresenta  duas iniciativas muito importantes que ajudarão a firmar cada vez mais esse compromisso.

Mais especificamente para o público infantil, serão realizadas oito etapas seletivas para conhecer os participantes do Rio Open Kids. Os campeões da série de oito torneios – quatro no estado do Rio, em parceria com a Associação Tênis RJ, e quatro fora (São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Paraná) em parceria com as federações garantirão vaga. O Rio Open Kids será disputado no dia 23 de fevereiro, paralelamente à final do ATP 500. As etapas seletivas não terão número limite de inscritos e serão disputados em 3 categorias: oito, nove e dez anos.  

A primeira etapa acontece agora em outubro, no Rio de Janeiro.

De olho na capacitação de professores, serão realizadas quatro jornadas de treinamentos no estado do Rio de Janeiro, ministradas por Domingos Venâncio, ex-tenista profissional e capacitador chancelado pela USPTR (United States Professional Tennis Registry) e Departamento de Capacitação da CBT (Confederação Brasileira de Tênis). Os cursos tratam do tema Kids de maneira lúdica sem perder o foco no desenvolvimento da criança para fins de competição com muitos exercícios práticos além da parte teórica.

Os cursos são baseados no sistema PLAY and Stay da CBT/ITF e terão duração de 1 dia, contemplando tanto parte teórica quanto parte prática. Todos os alunos receberão apostila com 50 exercícios que podem ser facilmente aplicados.

“Desde a primeira edição do Rio Open uma de nossas prioridades é fomentar a prática do tênis junto à crianças e adolescentes. A gente acredita que o esporte pode ajudar a melhorar nossos indicadores de educação e saúde. Depois de apoiar projetos de iniciação em comunidades do Rio de Janeiro, agora damos um novo passo com a criação do torneio Kids. Temos certeza de que este torneio vai virar objeto de desejo de crianças de todo o Brasil. Este ano vamos começar com oito etapas seletivas em quatro estados, mas a ideia é expandir para outras localidades  ao longo dos anos. 

Queremos inspirar e incentivar cada vez mais crianças na prática desse esporte lindo e completo que é o tênis, formando cidadãos que podem virar atletas de ponta no futuro. Com isso acreditamos que estaremos cumprindo um relevante papel social”, diz Márcia Casz, diretora geral do Rio Open.

Mauro Farias, presidente da Associação Tênis RJ, também comentou da importância da  iniciativa.

“A parceria do Rio Open com a Tênis RJ é fundamental para a união e o crescimento do tênis no nosso estado. As iniciativas do Circuito Kids e da jornada de capacitação são estratégicas para que o Rio recupere seu espaço no cenário nacional como formador de grandes tenistas. Hoje já temos bons nomes surgindo e com ações como estas, que estimulam nossos atletas, treinadores e demais profissionais, só temos a crescer”.

Festival Winners

Focado no social e com uma abordagem lúdica, um grande Festival de Tênis será realizado também em outubro (semana do Dia das Crianças) , no Clube Marapendi  (Barra), como parte do Winners 2019. Entre as atividades do Festival, haverá uma das etapas seletivas para o Rio Open Kids, clínica para iniciantes, curso de capacitação técnica ministrado por Domingos Venâncio e curso de arbitragem ministrado por Ricardo Reis . O evento contará com a presença das crianças dos NERO (Núcleo Esportivo Rio Open) e dos projetos sociais apoiados pelo torneio.   

Seguindo este movimento, o Rio Open mantém o apoio à projetos sociais, o Núcleo Esportivo Rio Open, o projeto Winners e a Maria Esther Bueno Cup que já aconteceram em anos anteriores. 

Share this post on: